Estágio Supervisonado I

Estágio Supervisonado I
Acadêmicos do IESAP

sábado, 11 de dezembro de 2010

Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar

I – IDENTIFICAÇÃO

Escola E. Sebastiana Lenir de Almeida
Diretor: Antônio Carlos Ferreira Tostes
Acadêmicas: Edilene Teodoro
          Juzane Maiala
           Leandro Luiz
           Rodrigo Jansen
           Rosiany Gurjão
           Wardson Mendes

Disciplina: Estágio Supervisionado I – Reconhecimento do Espaço Escolar
Professora Orientadora: Danielle Dias
Carga Horária: 100 h/a.


INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado I teve uma grande importância para a formação dos futuros professores que estão se formando no curso de Letras - Licenciatura, haja vista que nesse primeiro momento propicia o reconhecimento do espaço escolar, contemplando a relação entre teoria e prática, proporcionando-nos a experiência em campo no âmbito escolar. E é através desta que analisaremos e buscaremos soluções diante de uma nova "visão" sobre a realidade atual na prática do ensino nas escolas brasileiras.
            Diante do desenvolvimento no trabalho do educador em sala de aula  na referida escola Sebastiana Lenir de Almeida em que foi exposto pela Instituição de Ensino Superior do Amapá IESAP, Estágio Supervisionado I: Reconhecimento Espaço Escolar,  que o mesmo foi orientado pela professora Danielle Dias e que primeiramente, abordará por seguência todos os passos atribuídos para a realização das observações realizadas na prática do ensino e na entrega de alguns documentos à determinada escola da rede pública da cidade de Macapá. Dentre esses afazeres, destacaremos a visita técnica realizada para efetuar a entrega do ofício que nos apresentou diante à direção da escola; elaborar um plano de estágio que contenha os principais objetivos que deverão ser alcançados com a investigação do cotidiano escolar, contendo as datas em que foram feitas as observações sobre a avaliação da prática docente em forma de questionários; a participação em uma reunião e em um evento da escola que foi elaborada por nós, acadêmicos do IESAP, e preenchimento das fichas de freqüência. 
Neste processo, foi abordado e reconhecido o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Plano de Aula do professor (a) de Língua Portuguesa, o Plano de Curso da disciplina estudada, projetos da escola e os Livros Didáticos utilizados pelo professor em sala de aula.
Vale ressaltar que, após este procedimento, foi elaborada uma avaliação sobre as observações e atividades realizadas na escola- campo, tendo como finalidade analisar os dados para a realização de um relatório científico e a construção de um blog com o resultado da pesquisa que foi efetuada por nós acadêmicos de Letras Licenciatura Espanhol e com a exposição de algumas fotos das atividades exercidas na escola com os próprios alunos.

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